Na verdade, estou fazendo um intercambinho, já que não vai durar taanto tempo quanto um intercâmbio geralmente dura. São só 6 semanas de curso (já perceberam que eu queria ficar mais, né? Mas em breve eu volto hahaha) de Alemão intensivo (aula todo dia :O) numa cidadezinha no sul da Alemanha, quase na Suíça e esbarrando na França, chamada Freiburg im Breisgau (é pra não confundir com a outra Fribourg, na Suíça, pra você ver a proximidade).
Já mandando os paranauês ("dica" em carioquês moderno): consegui esse curso através do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD. Ele se chama Winterkurs (Curso de Inverno) e todos os anos seleciona vários graduandos, mestrandos e doutorandos para participar do curso e receber uma bolsa. Todas as informações sobre a bolsa, os critérios de escolha e requisitos vocês encontram aqui nesse link.
Dito isto, vamos para o primeiro capítulo do meu diário de intercâmbio! Eu tô muuuuuito animada em estar por aqui! Não é a primeira vez que venho pra Alemanha, nem a primeira vez que faço um curso de língua aqui, mas é com certeza a maior aventura de todas, pois pela primeira vez vou ficar por mais tempo (quase dois meses) e dessa vez não estou num hotel, e sim numa residência estudantil muito diferente do que estava acostumada (vou contar tudo sobre isso num próximo post!)
Diário de Intercâmbio - Capítulo 1: Ano Novo em Bremen
Euzinha partindo pra maior aventura da minha vida já com o casacão na mão! |
A primeira coisa diferente que fiz nessa viagem já veio logo no comecinho! Como as passagens estavam mais baratas vindo ainda em Dezembro, cheguei na Alemanha no dia 30 e passei a virada do ano pela primeira vez fora do Brasil e sem meus pais (saudaaades <3) e foi MUITO incrível!!
Chegando em Bremen, o finalzinho do Mercado de Natal me recepcionou muito bem! |
Ainda no clima do Natal, também amei ver um pinheiro de verdade todo enfeitado na sala da casa das minhas amigas alemãs! É muuito diferente do que a gente tá acostumado no Brasil, porque não é de plástico, mas sim é uma árvore no meio da sua casa! Adoraria fazer isso pelo menos uma vez (o chato é matar a árvore só pra isso todo ano, né? Nesse sentido, talvez usar uma árvore de plástico por anos seja mais ecologicamente correto... Mas lá é tradição mesmo!)
Pinheiro de Natal de verdade, na casa das minhas amigas alemãs <3 (da série: não tem nada disso no Brasil hahaha) |
A virada de ano...
O Ano Novo na Alemanha é MUITO diferente do que estou acostumada no Rio de Janeiro. Pra começar, a festa foi super tranquila, mas isso porque minha amiga Clara, que mora em Bremen, me levou pro aniversário da sua melhor amiga e ficamos lá bebendo e comendo até a hora da virada.
Pra assistir os fogos, fomos para uma ponte que cruza o rio principal da cidade, o Weser (ou Vesúvio em português). Só que eu achava que quem iria soltar os fogos seriam os barcos, como em Copacabana, né... Que nada!! Quem solta é a gente mesmo! A galera sai correndo bêbada e louca nas ruas, monta um foguete no chão, acende com o isqueiro e solta em qualquer lugar! No começo morri de medo, mas depois me empolguei também e me diverti muuuito nessa noite :D
Eu muuito animada e os fogos ali atrás no chão, muito louco!! |
Estrelinhas :D |
Fizemos a festa em Bremen!! |
Infelizmente, não tenho tantas fotos da virada nem dos fogos porque meu celular resolveu dar pau bem nesse momento e desligou do nada. Como eu tava sem carregador externo por perto, pedi pra minha amiga tirar essas fotos e foram as recordações que ficaram dessa noite maravilhosa!!
Amei passar o ano novo fora do Brasil e quero repetir outras vezes nas próximas viagens com certeza!
Deixo como dica e conselho, aliás, que vocês visitem Bremen, no norte da Alemanha, pertinho de Hamburgo, principalmente em dezembro, perto do Natal, quando a Alemanha inteira e os países da região se enfeitam e surgem os lindíssimos Mercados de Natal. Infelizmente cheguei tarde, mas já tô planejando voltar com certeza :D
Pra quem tá pensando em fazer intercâmbio e tá com medo de vir sozinho ou sozinha (e super entendo as meninas que têm esse medo, porque também tive), aconselho muuuito a vir! Estou aqui há dez dias e já estou muuuito mudada! Além disso, não passei (ainda) por nenhum perrengue ruim.
Nos próximos posts vou contar pra vocês sobre essas mudanças e também vou mostrar o roteiro que minha amiga e eu fizemos em Berlim logo depois do ano novo!
Espero que tenham gostado desse post curtinho que anuncia o meu retorno ao blog, que espero que seja eterno <3
Grande beijo e Feliz 2017!!! Que esse ano seja maravilhoso pra todos nós!
0 comentários: